domingo, 29 de novembro de 2009

COMPOSIÇÕES

Bom dia pessoal!!!!

Hoje logo que acordei pensei em registrar mais um pouquinho aqui no blog sobre minhas composições para o cd!!!!
Olha posso dizer que a metade do repertorio do cd são de músicas inéditas minhas. Como o cd vai ser composto de 12 músicas, 6 delas tem que ser instrumentais, e 6 vão ser cantadas. Pois bem, eu escrevi três músicas, e criei dois solos d gaita!!! Vou contar um pouquinho para vocês...

As solos se chamam: SERRA E CAMPO e PRA UM FIM DE LIDA.

SERRA E CAMPO é uma vaneira, tem um toque o qual considero doce, e lembra muito o campo a serra gaúcha. Minha mãe que adora músicas instrumentais, falou para mim que ficou muito parecida com o toque das músicas do Albino Manique...

PRA UM FIM DE LIDA nasceu em um final de tarde, por isso esse nome, porque é num fim de dia, quando o sol se põe que acaba uma lida.... Esta música é em ritmo de chamamé e tem um estilo mais nativista, tem alguns duetos de baixos e teclado, no cd pretendo juntar nos duetos mais um de violão... E PRA UM FIM DE LIDA foi a minha primeira composição, sempre fui apaixonada por chamamés, é o ritmo que mais me empolga para tocar, tanto é que já me pediram se eu nasci na Argentina... Não eu sou serranaaa!! hehehehe

Bom agora vem as cantadas...

A primeira música que escrevi foi GAÚCHA. Essa música foi um marco para mim, porque uma que eu não cantava, e outra que eu não sabia que levava jeito para escrever para compor letras.... Posso dizer que foi através do surgimento dela que eu coloquei em minha mente a idéia que tinha que cantar e fui desenvolvendo meu canto!! Essa letra é muito simples.... Mas tem tudo a ver comigo... GAÚCHA é minha vida, essa música fala da simplicidade de onde moro que é no interior...

Outra que esta por sinal é minha preferida é a MILONGA CAMPEIRA. Essa foi a composição que mais gostei! Colocando minha mãe na historia mais uma vez, hehehe como ela diz, ficou um estilo bem "fronteriço", embora eu seja serrana, ah mas sou gaúcha néhhh tem que ter um toque meio "fronteiriço"....
Melodia e letra simples, mas que faz sentido, MILONGA CAMPEIRA e a que mais boto fé.
Quando escrevi ela busquei inspiração na estação que se passava naquele presente: o inverno... "...as botas que pisam o gelo, nesses invernos do sul..." chegaaaa já contei de mais dessa hehehe é surpresa aguardem o cd hehehe

E agora sim vem uma mais de fundamento, pelo menos eu considero... PRENDA E CAVALO....
Tenho muita coisa pra contar sobre ela, mas vou ser breve para não estragar a surpresa quando o cd ficar pronto!!!! Guriasss, gurias gaúchas, que são apaixonadas por cavalo, essa vai pra vocês!!!!
Sempre adorei cavalos, e hoje as prendas têm bastante destaque nas provas campeiras nos rodeios, e nas cavalgadas. Uma vez era dificil ver prendas de á cavalo, nem tocando gaita não se via hehehehe
Hoje a mulher gaúcha tem seu destaque, como digo na música "...uma prenda e um cavalo estampa o mundo campeiro..."










Bom mais detalhes estraga a surpresa do cd!!! As demais músicas que serão regravações eu não vou contar agora hehehehe
Agora é só todos vocês aguardarem o cd ficar pronto!!!! Ano que vem (2010) o cd fica prontooo!!!!

2 comentários:

L. MIGUEL disse...

Oi Jéssica!
Só passei para te parabenizar pelo novo blog, ficou muito bom, com aquele toque de jornalista.hehe!E pelo o que li sobre as musicas que irão compor o teu CD, não tenho duvidas de que será um sucesso; e sei que todas as pessoas que gostam e admiram o teu trabalho, e o teu talento com a gaita, estão ansiosas para ouvir estas musicas, eu sou uma delas. Parabéns e sucesso! beijo

Jéssica disse...

obrigada!!! espero que todos gostem mesmo!!! =)