quarta-feira, 1 de junho de 2011

Legislativo sedia lançamento do 3º Encontro de Muleiros da região

Jéssica Thomé (acordeon), Pedro Incertti (violão)

Apresentações musicais marcaram o lançamento, no plenário da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (30), da terceira edição do Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha, que ocorrerá no dia 04/06, no distrito de Fazenda Souza.

(que careta nessa fotografia hehe)
 Ao agradecer às entidades apoiadoras, o presidente da Associação de Muleiros da Serra Gaúcha, Ivan Machado, destacou que o encontro marca os 250 anos da região que, atualmente, engloba Fazenda Souza. Também destacou o papel dos tropeiros nesse processo de desenvolvimento. O sub-prefeito de Fazenda Souza, Antonio Roque Thomé, convidou o público para que participe das comemorações, segundo ele, uma homenagem necessária aos tropeiros, bem como aos agricultores locais.
Durante o lançamento, Jéssica Thomé e Pedro Incerti interpretaram as canções Oh de Casa, dos irmãos Bertussi, Querência Amada e, também, o Canto Alegretense.
O historiador Luiz Antonio Alves salientou a importância de se resgatar a      história das atividades tropeiras, que propiciaram a ocupação e o desenvolvimento do território do Rio Grande do Sul.
O secretário municipal da Agricultura, Nestor Pistorello, representou o Poder Executivo na cerimônia. Lembrou o papel dos tropeiros na evolução econômica de Caxias do Sul, pioneiros no transporte de produtos agrícolas locais para outras regiões.



Jaison Barbosa (Secretario Municipal do Turismo), Sandra Alves, Luis Antonio Alvez (Historiador), Jéssica Thomé e Lucila Sgarbi (Historiadora)

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/
Fotos: Letícia Rosseti

Nenhum comentário: