sexta-feira, 1 de junho de 2012

Neste eu vou!

4º Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha

No dia 02 de junho, próximo sábado, acontece o 4° Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha.
A cavalgada sai às 9h de Fazenda Souza com destino à Vila Seca, passando pelos Campos de Pouso Alto. Na chegada, acontece a inauguração do “Marco da Rota dos Tropeiros” e o descerramento da placa comemorativa do Centenário da Capela do Divino que homenageia os tropeiros açorianos que difundiram a devoção ao Divino Espírito Santo. Na ocasião também será aberta oficialmente a 5° Festa do Pinhão da Vila Seca.

Projeto Tropeiro Brasil
O trabalho de resgate às origens desenvolvido pela Fundação faz do Rio Grande do Sul um integrante do projeto “Tropeiro Brasil”, ao lado de outras associações dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O projeto é coordenado pela ONG NATA (Núcleo dos Amigos da Terra e da Água) em parceria com as Universidades de Girona, na Espanha, e Coimbra, de Portugal. O objetivo é reunir documentos que resgatem a importância do tropeirismo para o desenvolvimento econômico e cultural do país e fazer com que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) o reconheçam como bem imaterial e cultural da humanidade.

Fonte: http://ditta.com.br/n4/?p=2899

Nenhum comentário: